11 de outubro de 2014

ESM4 - Semana 4 - Leitura de ritmos


















Tema: Leitura de ritmos

Objetivos:
·         Reconhecer figuras diferentes que têm o mesmo valor ao juntá-las
·         Desenvolver agilidade no raciocínio
·         Executar um ritmo sozinho sem auxílio do professor
·         Desenvolver a percepção auditiva

Estratégias metodológicas:



1º momento: Retomando conteúdos já estudados, fiz rapidamente brincadeiras com os alunos para iniciar a aula. Peguei uma carta de figura rítmica e pedi para os alunos apresentarem outras figuras equivalentes ao valor da figura inicial. Depois pedi também que apresentassem a pausa da figura mostrada. Essa brincadeira é como brincadeira de pergunta-resposta; ação-reação, desenvolvendo agilidade no pensamento.

2º momento: Mostrei cartelas de leitura rítmica para os alunos executarem com palmas, pés, depois com instrumentos da percussão rítmica. Depois de perceber que eles compreenderam bem, espalhei todos as cartelas no meio da roda, e toquei num tamborim os ritmos para eles reconhecerem e pegar o cartela correspondente. Para ampliar o desafio, pedi que um aluno tocasse para que os demais colegas também pudessem reconhecer e interagir entre eles.

Realizar um bingo rítmico como no modelo. Foi muito legal, nas duas turmas, pois eles tomaram a ideia como uma competição e vi que foram acada  vez mais se apropriando dessa leitura e aos poucos demonstrando segurança.








Fotos da 2ª turma realizando as atividades:






3º momento: Depois dessa atividade, os alunos brincaram de bingo de figuras rítmicas. Veja a seguir o modelo das cartelas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário