Tema: Leitura de ritmos
Objetivos:
·
Reconhecer
figuras diferentes que têm o mesmo valor ao juntá-las
·
Desenvolver
agilidade no raciocínio
·
Executar
um ritmo sozinho sem auxílio do professor
·
Desenvolver
a percepção auditiva
Estratégias
metodológicas:
1º momento: Retomando
conteúdos já estudados, fiz rapidamente brincadeiras com os alunos para
iniciar a aula. Peguei uma carta de figura rítmica e pedi para os
alunos apresentarem outras figuras equivalentes ao valor da figura inicial.
Depois pedi também que apresentassem a pausa da figura mostrada. Essa brincadeira é como
brincadeira de pergunta-resposta; ação-reação, desenvolvendo agilidade no
pensamento.
2º momento: Mostrei cartelas de leitura rítmica para os alunos executarem com palmas, pés, depois
com instrumentos da percussão rítmica. Depois
de perceber que eles compreenderam bem, espalhei todos as cartelas no meio da
roda, e toquei num tamborim os ritmos para eles reconhecerem e pegar o cartela correspondente. Para ampliar o desafio, pedi que um aluno tocasse para que os demais colegas também pudessem reconhecer e interagir entre eles.
Realizar
um bingo rítmico como no modelo. Foi muito legal, nas duas turmas, pois eles tomaram a ideia como uma competição e vi que foram acada vez mais se apropriando dessa leitura e aos poucos demonstrando segurança.
Fotos da 2ª turma realizando as atividades:
3º momento: Depois dessa atividade, os alunos brincaram de bingo de figuras rítmicas. Veja a seguir o modelo das cartelas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário