28 de outubro de 2014

ESM4 - Colcheia e Semicolcheia - Semana 7

Olá a todos, sejam bem-vindos a mais uma semana de postagens!


      Essa semana iniciamos com apresentação das colcheias, semicolcheias e suas respectivas pausas. Desenhei no quadro a colcheia e perguntei se alguém sabia o nome da figura. Por estar separada da "dupla", alguns alunos tiveram dúvida. Uma aluna da segunda turma respondeu que era a Colcheia, pois já havia visto em sua aula de teclado que faz em outro dia da semana na fundação.

Então prossegui explicando o seu nome e também escrevendo sua respectiva pausa e introduzi o valor, mediante as outras figuras já estudadas. Não são todos que já memorizaram os nomes das figuras e suas pausas, no entanto, ao desenhar o quadro a seguir, exceto a última, vi que compreenderam melhor a explicação:




Assim como fizemos com a dupla de colcheias, formei um grupo de 4 semicolcheias e pedi que me sugerissem uma palavra de 4 sílabas. Entre diversas sugestões ficamos com chocolate. Disse aos alunos que uma forma de ler a semicolcheia seria pronunciando a palavra escolhida e que ao pronunciá-la, marcaríamos apenas uma pulsação. Após substituímos pelo "Tá-tá-tá-tá"

Depois de explicar bastante sobre os valores das figuras, que uma está para a outra, então passei alguns exemplos rítmicos, retirados do método Pozzoli para os alunos solfejarem. Introduzi também a leitura das pausas dessas duas figuras. Ex:






Paramos por aqui, pois a aula terminou. Como já disse em outro post, a leitura rítmica e sua compreensão só é atingida 100% com o tempo. Afinal tudo isso é bem abstrato às crianças.

Dicas da internet que me ajudaram no planejamento para esta aula:




Nenhum comentário:

Postar um comentário