15 de outubro de 2014

Aula de canto para crianças, pode?

     

     Algumas pessoas perguntam se podemos ministrar aula de canto para as crianças em detrimento das pregas vocais ou com receio de se desapontarem por não cantar como os adultos. No entanto, se feito da maneira correta as lições de canto podem ser decisivas para treinar o ouvido e a técnica de uma criança. A resposta é: PODE SIM! Vou dar algumas informações baseado em pesquisas por mim realizadas.


      Pessoas que conseguem cantar com facilidade, que ouvem e já internalizam a melodia imediatamente são na sua maioria seres que desde bebês ou fetos conviveram com a música.  Adultos que foram criados em igrejas ou que tiveram bons professores de música tem alguns diferenciais em relação à outros. 

     Crianças podem e devem estudar canto. Fazer aulas de música em qualquer modalidade só acrescentará a vida da criança que deseja ter uma arte amiga que só a fará melhor a cada dia!

IMPORTANTE SABER:


      Interessante é que a prega vocal de uma criança não difere entre os sexos até os 10 anos de idade. Ela possui um comprimento de 6 a 8 mm, vindo a crescer após os 10 anos. No sexo masculino a mudança vem de forma grandiosa, quando eles mudam a voz a prega vocal vai para 17 a 21 mm enquanto que no sexo feminino a prega vai para 11 a 15mm. A laringe e as cavidades da face também sofrem mudanças nessa mudança de voz de criança para adulta.

     O que não deve ser feito é sobrecarregar as crianças nas atividades de canto, de forma que ela venha tomar pavor. O lidar com elas deve ser de forma lúdica, divertida, agradável, de forma que o seu aluno queira e tenha prazer em retornar. 

      A frequência trabalhada deve ser sempre mais aguda porque é o natural no universo infantil. As músicas inseridas tem que dar prazer, não podemos deixar à escolha porque pode vir muito "jabá" das mídias mas podemos conversar e tentar descobrir o desejo da criança e o que melhor lhe apraz.

     Através da percepção de si mesmo, das sensações que a voz produz no seu próprio corpo, usando suas próprias mãos na cabeça, no peito , por exemplo, sentindo o corpo vibrar enquanto canta algo simples, ou apenas uma nota, a criança começará a perceber prazer no som muito bom e incômodo no som de baixa qualidade. Isso, porque, graças a Deus, a voz perfeita tecnicamente é também saudável e confortável durante todo seu uso. Conforto, saúde e consequentemente beleza.

Sugestão de atividades numa aula de canto:

* Relaxamento corporal e aquecimento vocal
* Série de vocalizes
* Canto com expressão e brincadeiras
* Música para efetivar o trabalho


Dando aula para pequeno grupo de crianças 

O trabalho com as crianças deve estar focado na naturalidade, na diversão, na satisfação em cantar. Elas precisam de estímulos maiores do que necessitam os adultos, tais como: 
* Atividades que as façam dar boas gargalhadas, 
* Atividades com o estímulo da curiosidade, 
* Jogos com trava-linguas, 
* Atividades que despertem o senso da criatividade e improvisação, 
* Brincadeiras com o estímulo dos movimentos corporais espontâneos, etc.

     Quanto ao trabalho com a respiração, considerado tema base de uma voz cantada adequada e saudável, as crianças precisam aprender a respirar de uma maneira mais natural possível. Partimos do principio de que elas conseguem bons resultados a partir de brincadeiras, devido ao caráter lúdico, motivador. A maioria das crianças já apresenta facilidade em respirar e apoiar a voz; manifestam menos impedimentos (provenientes de questões emocionais) para a o canto. Tudo ocorre mais naturalmente nelas que em adultos. Esses últimos já manifestam, na grande maioria dos casos, uma respiração inadequada ao canto: uma inspiração afoita, superior, e que limita o trabalho muscular do diafragma – músculo responsável pelo controle da entrada e saída de ar dos pulmões (o que chamamos de apoio vocal).

     Por essas razões, o trabalho vocal com as crianças é mais lúdico, e por isso, aconselhamos que seja realizado coletivamente (pelo menos até os 9 ou 10 anos de idade, dependendo do amadurecimento e interesse do aluno). Aulas individuais de canto tendem a fugir, com o tempo, da ludicidade, do prazer da socialização – mundo do qual as crianças necessitam, e que elas encontram no curso de musicalização infantil, oferecido pela escola.

    Com relação aos exercícios de aquecimento vocal e articulação, existem pesquisas e referências bibliográficas atuais que contribuem significativamente para o trabalho vocal com as crianças. Nomes como Thelma Chan e Thelmo Cruz, Diana Goulart e Malu Cooper, são significativos como referência para as aulas de canto para crianças.

   









Apostila de técnica vocal de Thelma Chan:




2 comentários:

  1. Achei excelente sua forma pratica de lidar com o canto para crianças, bem direta e objetiva, obrigado

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  2. Achei excelente sua forma pratica de lidar com o canto para crianças, bem direta e objetiva, obrigado

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