20 de outubro de 2014

ESM4 - Construindo Frases Rítmicas - Semana 6




         Para a aula de hoje, preparei atividades em que os alunos pudessem construir frases rítmicas, ou seja, baseado em instruções eles montariam compassos com toda a sua fórmula a fim de avançar no conhecimento por meio de prática de leitura em frases. Pedi ajuda ao professora da turma, pois na primeira aula só vieram 3 crianças da turma.

Tema: Construindo frases rítmicas

Objetivos:
* Ser capaz de construir frases de acordo com a indicação do compasso;
* Interagir com o colega enquanto monta o compasso;
* Identificar as diversas figuras que se pode utilizar na construção dos compassos;
* Solfejar o ritmo com segurança, marcando a pulsação.

Estratégias Metodológicas:

a) Na primeira turma como só estavam presentes três alunos, me propus a formar dupla com um aluno para participar da atividade. Então expliquei aos alunos que faríamos uma atividade competitiva onde as duplas teriam que montar uma frase rítmica de acordo com o ditado de fórmula de compasso. Primeiramente entreguei as cartinhas de figuras rítmicas para espalharem sobre o chão.

b) Em seguida, disse que cada folha pautada representava um compasso e coloquei um monte dessa folha em cima de uma mesa. Antes, para ficar bem esclarecido, dei alguns exemplos de compassos com as figuras escrevendo no quadro e depois informei que se a escrita, isto é, a disposição das figuras estivessem corretas de acordo com o compasso e seu valor, a dupla marcava ponto e também a execução (cantando ou tocando) valeria ponto.

c) Iniciei dizendo que queria uma frase rítmica com apenas dois compassos no 3/4. Então os alunos foram até o monte de folhas e pegaram duas cada dupla para começar a criar sua frase. No momento tinha que desenhar a clave, escrever a fórmula de compasso e criar.












d) Quando estivesse pronto, as duplas tiravam no par ou ímpar quem começaria. A dupla que ganhasse escolheria se queria executar primeiro ou sua dupla adversária daria início.










Nenhum comentário:

Postar um comentário