14 de outubro de 2014

ESM 4 - Semana 5 Solfejando

Nesta semana resolvi planejar uma aula de solfejos e com instrumentos para verificar o que os alunos estão aprendendo até agora.

                                          

Utilizei exercícios do método Pozzolli, facilmente encontrado na internet e imprimi algumas páginas para brincar com os alunos em um jogo de pergunta e respostas.
http://pt.slideshare.net/giselehaddad/mtodo-pozzoli

Primeiramente escolhi alguns exercícios e sorteei alunos para solfejarem para mim. A experiência foi legal, pois logo vi aprendizagem aplicada. Uns batia a mão na perna para marcar a pulsação, outros marcavam o passo. Depois pedi que tentassem fazer a mesma coisa em algum instrumento da sala. Alguns alunos levaram um tempo maior para realizar com instrumento, mas no fim conseguiram fazer tudo.

Então fui aumentando o desafio misturando pausa com figura de som e as dificuldades apareceram. É preciso que o aluno tenham bem claro a associação da figura de som e sua pausa correspondente para não agarrar em um exercício. Rapidamente recorri à escrita no quadro: deixei escrito no quadro como se fosse um cartaz cada figura e pausa a fim de acabar gradativamente com as dúvidas. Combinei com os alunos que um balançar de cabeça seguido de silêncio seria a demonstração da pausa na leitura do exercício. Entre um tropeço na leitura e o recomeço os alunos foram vencendo. 

Pedi aos alunos que fizessem um desafio ao um colega. Um escolheria o exercício para o outro solfejar, quem errasse pagaria uma prenda à turma. Ah, dessa parte eles gostaram! Adoraram desafiar uns aos outros e ver os colegas "pagando mico" na frente da turma. Nada demais, a prenda era imitar um animal, fazer o passo de uma dança, cantar o trecho de uma música...eles mesmos escolheram.

A cada semana percebo o quanto eles estão avançando e deixando a timidez de lado para participar das atividades em forma de brincadeiras. Antes de iniciar minha participação, eu via muitos alunos acanhados e sem muito interesse para participar. Isso melhorou bastante.

Para modificar um pouco a situação, decidi trabalhar com os alunos uma atividade de atenção que consistia em bater palmas quando tivesse bolinha preta e bater o pé quando tivesse bolinha branca na folha. Queria avaliar como estava a percepção, agilidade, pensamento lógico e diferenciação entre som e silêncio, pois combinei com eles que na batida do pé não podiam fazer som, apenas encostar  no chão. Isso também foi legal e vi que eles gostaram!



Se alguém tiver dúvida, me escreva!


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