Hoje estou iniciando meus posts de Estágio Supervisionado em Música 4. Confesso que amei esssa forma de registro de estágio, que é o uso de um blog. Este é o último estágio do curso de Licenciatura em Música (UNB) que farei, pois estou exatamente a 100 dias da conclusão deste.
Ao conhecer o meu espaço de atuação, fiquei feliz ao ser bem recebida. Trata-se de uma fundação no município de Timóteo que preservarei o nome por não ter posse de documento oficial de autorização de divulgação do nome. Nessa fundação, estudam crianças, filhos de funcionários da empresa mantenedora e crianças carentes da comunidade entorno. Ela como finalidade trabalhar a promoção humana, valorizando
a dignidade, o respeito e a cidadania, por meio de projetos e ações que
envolvam a Empresa e a comunidade. Sua política de participação traz resultados
positivos para todos, inserindo a empresa nos movimentos sociais e culturais do
Vale do Aço. A Fundação acredita que através de um
processo educacional que valoriza a cultura empreendedora, permitirá a formação
de jovens determinados, visionários e imbuídos de um espírito de que é possível
fazer a diferença no mundo. “Promover e Estimular o desenvolvimento psicossocial
de jovens adolescentes da comunidade à nossa volta através da música, educação
artística e ambiental”. Essa é sua a missão.
Pensando assim, a Fundação oferece curso de
violão, teclado com musicalização, teoria musical, canto, música lúdica, sax,
trompete, inglês, espanhol, informática e futebol além de diversos projetos
desenvolvidos pelo apoio psicopedagógico formado por pedagogas e psicólogas
como práticas administrativas, videoteca, soletrando, planejar e viver, escola
de pais, palestras educativas, cinema comentado etc.
Como estarei realizando o estágio em duas turmas e lá as turmas não tem nome, optei por chamá-las de Turma 1 (a de 13 as 14h) e Turma 2 (a de 14 as 15h). A Turma 1 todos têm 10 anos e iniciaram as aulas no segundo semestre. Já a faixa etária da Turma 2 varia entre 11 e 13 anos.
PROJETO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MÚSICA 4 - Parte 1 - 8º SEMESTRE
TEMA: RITMO E MELODIA: Reconhecendo e vivenciando os
elementos constitutivos da música
OBJETIVO GERAL: - Desenvolver a capacidade de compreensão dos
ritmos com seus parâmetros através de uma vivência musical criativa envolvendo
apreciação, composição, performance instrumental e vocal.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Participar de jogos que auxiliem na
compreensão dos conceitos.
- Executar, reproduzir e criar batimentos utilizando partes do corpo.
- Vivenciar conceito de pulso.
RECURSOS DIDÁTICOS E MATERIAIS:
Os
materiais que serão utilizados nas aulas são:
- Aparelho de som
- Instrumentos de percussão
- Latas de alumínio
- Folha A4
- Jogos confeccionados em papel
PROCEDIMENTOS/METODOLOGIA:
A
proposta metodológica deste projeto é trabalhar com percussão instrumental e
corporal, e exercícios rítmicos a fim de desenvolver uma atividade musical
satisfatória.
Por
meio dessa proposta, procura-se seguir as novas correntes da educação musical
dos dias atuais que buscam oferecer ao aluno mais do que a habilidade de tocar
um instrumento, mas um contato íntimo com a música, de maneira tal que este
contato esteja interligado com sua realidade sociocultural, com sua época, com
seus anseios e desejos; em outras palavras, “[...] tornar um indivíduo sensível
e receptivo ao fenômeno sonoro, promovendo nele, ao mesmo tempo, respostas de
natureza musical” (GAINZA, 1988, p.101). Desse modo, a proposta metodológica
neste trabalho é dar continuidade ao trabalho já desenvolvido com os alunos
pelo professor de música, visando o contato com um pouco de exercícios,
brincadeiras e jogos rítmicos, através da apreciação musical, corporalidade,
performance em grupo, priorizando os aspectos práticos.
Parte 2
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
Para
fundamentar teoricamente o projeto, apresentamos as ideias de autores como
BRITO, GAINZA, MEDEIROS e o PCN de Arte que trata sobre a importância do ensino
de Música no contexto escolar.
O
ensino de música como disciplina curricular na escola assume um papel
importante no desenvolvimento do indivíduo. Através dele o aluno amplia sua
sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação, despertando sua
criatividade. Configura, com isso, sua habilidade de se posicionar, de “... perceber
sua realidade cotidiana mais vivamente, reconhecendo objetos e formas que estão
à sua volta, no exercício de uma observação crítica do que existe na sua
cultura, podendo criar condições para uma qualidade de vida melhor” (PCN, 1997,
p.19).
Sendo
assim, a música se faz presente na comunidade de diversas maneiras: na própria fundação,
onde os alunos participam das aulas de musicalização e de aulas com
instrumentos, nos eventos promovidos pela instituição, tais como Festival
Literário, Mostra Artística e Show de talentos e no próprio seio familiar onde
muitas das crianças têm contato com a música.
De
acordo com Brito (2003), no decorrer do processo de construção de cada cultura
específica, o ser humano transformou em linguagem expressiva a relação com o
fenômeno sonoro, chegando à denominação atual do termo música como jogo de
organização e relacionamento entre som e silêncio que acontece no tempo e no
espaço. Para a autora, a música suscita formas sonoras capazes de espalhar e
comunicar emoções, sensações, percepções e pensamentos que refletem a maneira
de sentir, perceber e pensar de um indivíduo, de uma cultura ou época.
Portanto,
é no contato sistemático com diferentes estilos de música, exercícios de
solfejo e brincadeiras que se aprende a “escutar” música. Enfim, Medeiros
(2011) afirma que aprender música envolve ouvir, fazer, entender, apreciar,
compor, improvisar, isto é, praticar. E esse processo é longo e constante. Pode
ser até difícil, porém depois de assimilar, os conteúdos “se incorporam e se
tornam fáceis, automáticos e permitem novas conexões e abordagens”. (Medeiros,
2011 p.88)
Muito bom Iolanda. Parabéns!
ResponderExcluirEi Iolanda, que bacana seu blog! Está cheio de informações interessantes!!!
ResponderExcluirbleza muito bom
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