9 de setembro de 2014

Relatos de Estágio Supervisionado em Música 4 (UNB)


Hoje estou iniciando meus posts de Estágio Supervisionado em Música 4. Confesso que amei esssa forma de registro de estágio, que é o uso de um blog. Este é o último estágio do curso de Licenciatura em Música (UNB) que farei, pois estou exatamente a 100 dias da conclusão deste. 
           Ao conhecer o meu espaço de atuação, fiquei feliz ao ser bem recebida. Trata-se de uma fundação no município de Timóteo que preservarei o nome por não ter posse de documento oficial de autorização de divulgação do nome. Nessa fundação,  estudam crianças, filhos de funcionários da empresa mantenedora e crianças carentes da comunidade entorno. Ela como finalidade trabalhar a promoção humana, valorizando a dignidade, o respeito e a cidadania, por meio de projetos e ações que envolvam a Empresa e a comunidade. Sua política de participação traz resultados positivos para todos, inserindo a empresa nos movimentos sociais e culturais do Vale do Aço. A Fundação acredita que através de um processo educacional que valoriza a cultura empreendedora, permitirá a formação de jovens determinados, visionários e imbuídos de um espírito de que é possível fazer a diferença no mundo. “Promover e Estimular o desenvolvimento psicossocial de jovens adolescentes da comunidade à nossa volta através da música, educação artística e ambiental”. Essa é sua a missão. 
Pensando assim, a Fundação oferece curso de violão, teclado com musicalização, teoria musical, canto, música lúdica, sax, trompete, inglês, espanhol, informática e futebol além de diversos projetos desenvolvidos pelo apoio psicopedagógico formado por pedagogas e psicólogas como práticas administrativas, videoteca, soletrando, planejar e viver, escola de pais, palestras educativas, cinema comentado etc.
Como estarei realizando o estágio em duas turmas e lá as turmas não tem nome, optei por chamá-las de Turma 1 (a de 13 as 14h) e Turma 2 (a de 14 as 15h). A Turma 1 todos têm 10 anos e iniciaram as aulas no segundo semestre. Já a faixa etária da Turma 2 varia entre 11 e 13 anos.

PROJETO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MÚSICA 4 - Parte 1 - 8º SEMESTRE

TEMA: RITMO E MELODIA: Reconhecendo e vivenciando os elementos constitutivos da música

OBJETIVO GERAL: - Desenvolver a capacidade de compreensão dos ritmos com seus parâmetros através de uma vivência musical criativa envolvendo apreciação, composição, performance instrumental e vocal.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
     -  Participar de jogos que auxiliem na compreensão dos conceitos.
Executar, reproduzir e criar batimentos utilizando partes do corpo.
Vivenciar conceito de pulso.

RECURSOS DIDÁTICOS E MATERIAIS:
Os materiais que serão utilizados nas aulas são:
- Aparelho de som
- Instrumentos de percussão
 Latas de alumínio
-  Folha A4
 Jogos confeccionados em papel

PROCEDIMENTOS/METODOLOGIA:
A proposta metodológica deste projeto é trabalhar com percussão instrumental e corporal, e exercícios rítmicos a fim de desenvolver uma atividade musical satisfatória.
Por meio dessa proposta, procura-se seguir as novas correntes da educação musical dos dias atuais que buscam oferecer ao aluno mais do que a habilidade de tocar um instrumento, mas um contato íntimo com a música, de maneira tal que este contato esteja interligado com sua realidade sociocultural, com sua época, com seus anseios e desejos; em outras palavras, “[...] tornar um indivíduo sensível e receptivo ao fenômeno sonoro, promovendo nele, ao mesmo tempo, respostas de natureza musical” (GAINZA, 1988, p.101). Desse modo, a proposta metodológica neste trabalho é dar continuidade ao trabalho já desenvolvido com os alunos pelo professor de música, visando o contato com um pouco de exercícios, brincadeiras e jogos rítmicos, através da apreciação musical, corporalidade, performance em grupo, priorizando os aspectos práticos.

Parte 2
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: 

       Para fundamentar teoricamente o projeto, apresentamos as ideias de autores como BRITO, GAINZA, MEDEIROS e o PCN de Arte que trata sobre a importância do ensino de Música no contexto escolar.
O ensino de música como disciplina curricular na escola assume um papel importante no desenvolvimento do indivíduo. Através dele o aluno amplia sua sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação, despertando sua criatividade. Configura, com isso, sua habilidade de se posicionar, de “... perceber sua realidade cotidiana mais vivamente, reconhecendo objetos e formas que estão à sua volta, no exercício de uma observação crítica do que existe na sua cultura, podendo criar condições para uma qualidade de vida melhor” (PCN, 1997, p.19).
Sendo assim, a música se faz presente na comunidade de diversas maneiras: na própria fundação, onde os alunos participam das aulas de musicalização e de aulas com instrumentos, nos eventos promovidos pela instituição, tais como Festival Literário, Mostra Artística e Show de talentos e no próprio seio familiar onde muitas das crianças têm contato com a música.
De acordo com Brito (2003), no decorrer do processo de construção de cada cultura específica, o ser humano transformou em linguagem expressiva a relação com o fenômeno sonoro, chegando à denominação atual do termo música como jogo de organização e relacionamento entre som e silêncio que acontece no tempo e no espaço. Para a autora, a música suscita formas sonoras capazes de espalhar e comunicar emoções, sensações, percepções e pensamentos que refletem a maneira de sentir, perceber e pensar de um indivíduo, de uma cultura ou época.
Portanto, é no contato sistemático com diferentes estilos de música, exercícios de solfejo e brincadeiras que se aprende a “escutar” música. Enfim, Medeiros (2011) afirma que aprender música envolve ouvir, fazer, entender, apreciar, compor, improvisar, isto é, praticar. E esse processo é longo e constante. Pode ser até difícil, porém depois de assimilar, os conteúdos “se incorporam e se tornam fáceis, automáticos e permitem novas conexões e abordagens”. (Medeiros, 2011 p.88)

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