27 de outubro de 2015

"Oportunidades que geram experiências"







Uma formiga que trabalha carregando o alimento, todos os dias em meio a sol, vento ou chuva, faz porque precisa se sustentar e sustentar sua colônia. Ela certamente sabe que ao sair da zona de conforto terá que enfrentar dificuldades, mas isso não a fará desanimar. São suas experiências enquanto ser vivente. E cada um tem a sua.

A cada dia que vivo e adquiro minhas próprias experiências, reflito que a vida é um conjunto de experiências para serem apreciadas, e não sobrevividas. Em meio a conquistas e insucessos, é preciso aprender a encarar as oportunidades para poder continuar nos sustentando. Se Deus, o qual eu creio que me deu a vida, me deu a oportunidade de viver e crescer em graça e conhecimento neste mundo, então não posso desistir, vou buscando somar todas as oportunidades e transformá-las em experiências para progredir e avançar onde quero chegar. 

Cada dia que passa, eu digo para mim mesma, que este é um dia especial... Cada hora, cada minuto, é especial, pois foi Deus que me permitiu viver e eu quero reconhecÊ-lo e engrandecÊ-lo em cada momento de minha vida.

Hoje eu tive uma oportunidade valiosa que me rendeu troca de experiências. Ministrei sobre "O ensino de Música na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I" no curso de Pedagogia da Faculdade Pitágoras de Ipatinga MG. Foram horas de muita alegria, satisfação, encantamento e conhecimento. Em primeiro lugar agradeço ao autor da minha fé, pois sem Ele não teria passado por onde passei e chegado até onde cheguei. Que gostoso foi poder compartilhar com outras pessoas as minhas experiências e poder inspirá-las. Que venha o próximo desafio!


"Reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e Ele endireitará as suas veredas" Prov 3:6





 




4 de agosto de 2015

Leitura Rítmica para desenvolver a Percepção


LEITURA RÍTMICA:
         
    O objetivo do método de Kodály é ensinar o espírito do canto a todas as pessoas, além da alfabetização musical para todos, trazendo a música para o cotidiano, nos lares e nas atividades de lazer, de modo a formar público para a música de concerto. Kodály está interessado em proporcionar enriquecimento da vida de maneira criativa e humanizada, por intermédio da Música. Para ele, proporcionar a alfabetização musical para todos é o primeiro passo em direção a esse ideal. O desenvolvimento curricular inclui leitura e escrita da música, treinamento auditivo, rítmica, canto e percepção musical. A consciência e o sentido rítmico são desenvolvidos nas crianças por meio de movimentos e jogos, que auxiliam no reconhecimento e na compreensão sensorial dos métodos rítmicos, tanto oral quanto visualmente.

O ritmo não é ensinado separadamente da melodia, a experiência de vivenciar a melodia é tão estruturada quanto a do ritmo.

O canto é baseado em modelos melódicos simples, que as crianças podem cantar. Kodály incentiva o uso de cantos folclóricos.

Existem diversas atividades que o professor de Música pode trabalhar com seus alunos para desenvolver a percepção viso-motora associada à percepção auditiva. 

Ex:








7 de abril de 2015

Aprender com o CANTO CORAL




Ouve-se dizer por aí que o bom cantor é aquele que conhece bem sua voz, até aonde pode ir e sabe controlá-la por meio da respiração. Ponto final? Não!!! Para conhecer bem sua voz é preciso muito estudo, além de experiência de vida. 

Neste final de semana, feriado santo, fui até a cidade de Caratinga - MG participar de um seminário, onde mal sabia que me traria tantos benefícios. Além das experiências musicais do fim de semana, de quebra ainda fiz muitas amizades novas e reencontrei pessoas que há muito tempo não via. Como diz um amigo  "essa menina é pra frente" sou mesmo, rsss gosto de conhecer gente e quem me conhece sabe disso.  Aprendi não só com a professora Meire Norma, professora de canto da FAMES - ES, mas também com as pessoas que ali estiveram. Por rápidas conversas, conheci histórias de vida também: lições de esforço, simplicidade, competência e profissionalismo. E dessas amizades extraímos o melhor, o amor de Deus. E quando nos encontrarmos novamente muitos dirão: ei vc é aquela que vi no ‪#‎musicar2015‬ .. Gente de várias cidades e até de outro país, (Buenas noches rssss) com certeza não vou esquecer. Esse seminário realmente marcou muitas vidas em vários sentidos! E que venha o ‪#‎musicar2016‬ ‪#‎euvou




Quero compartilhar um pouco do que aprendi exclusivamente com a professora Meire Norma: 

O que é a voz?
É ar. Se eu respiro tenho ar. A voz é produzida quando estou inspirando. 

Timbres
Há diversos tipos de timbres: 
Nasal, dente (pessoas que falam com os dentes travados), língua (pessoas que tem a lingua presa)

Tipo de respiração 
Diafragmática (correta)
Peitoral / clavicular (errada)
Abdominal (errada)

O certo mesmo é a pessoa localizar sua pélvis e usá-la como apoio respiratório da voz. Comece com exercícios:
1) Contrair o músculo pélvico e soltar por diversas vezes como se estivesse tossindo. O lugar (músculo) onde sentir contraído é chamado pélvis.
2) Pronunciar Fuuuuuu.. Shiiiiiiiii.... Siiiiiiii..... Sempre contraindo na pronúncia de cada som. 

No canto existem 7 vogais: a, e, ê, i, o, ô, u
Os que usam a língua são: a, e, ê, i
Os que usam os lábios são: o, ô, u

3) Cante em determinado tom i, ê, a lentamente para sentir o movimento da língua. Nesse momento pode-se até cantar em acordes se tiver vozes femininas e masculinas.


Para executar melhor, sugere-se um relaxamento muscular.
4) Virando pescoço de um lado para o outro fazendo som de mosquito e não esquecendo de controlar a respiração com apoio na pélvis.
5) Pronúncia de zzzebra.... Zzzzzz..... Zzzebra...
6) Movimento de lábios bruuuu....
7) Com a boca fechada, gire a língua em 360º encostando em toda a bochecha .
8) Cante Iêaôuuuuuuu.... pensando no som saindo por cima da cabeça.
9) Exemplos de palavras para cantar: 
Caro Deus Meu bem (Caro mio ben)
Importante: A melodia deve ser sempre clara e leve e nunca pesada, escura.

Exercícios em conjunto
Aleluiaaaaaaa (Soprano , contralto, tenor, barítono, baixo)




E para completar o conhecimento do final de semana, também tive o prazer de conhecer o cantor e pastor Asaph Borba. Marcado por suas músicas de canto congregacional, relembrei belas músicas gravadas nos anos 70 e 80 que deram início ao estilo "música de adoração" no Brasil. Ele pregou sobre como adorar a Deus com simplicidade e de forma agradável. Do seu violão saía tanta unção que me tocou profundamente com seus acordes pronunciando apenas "aaaa...", "aleluiaaaaa..." Resumindo, foi tremendo! Glória a Deus!

Estou até hoje impressionada com tanta unção e poder de Deus!











26 de janeiro de 2015

Elementos de expressão (Primeiros passos para o estudo de um instrumento musical)

         

As manifestações da cultura corporal têm como característica comum a intenção explícita de expressão e comunicação por meio dos gestos na presença de ritmos, sons e da música na construção da expressão corporal. Trata-se especificamente das danças, mímicas e brincadeiras cantadas. Nessas atividades rítmicas e expressivas encontram-se mais subsídios para enriquecer o processo de informação e formação dos códigos corporais de comunicação dos indivíduos e do grupo.

Com os exemplos de atividades a seguir, as crianças melhoram: 

- Percepção do ritmo pessoal.

- Percepção do ritmo grupal.
- Desenvolvimento da noção espaço/tempo vinculada ao estímulo musical e ao silêncio com relação a si mesmo e ao outro.
- Exploração de gestos e códigos de outros movimentos corporais não abordados nos outros blocos.
- Compreensão do processo expressivo partindo do código individual de cada um para o coletivo (mímicas individuais, representações de cenas do cotidiano em grupo, danças
individuais, pequenos desenhos coreográficos em grupo).

Assista aos vídeos: