7 de abril de 2015

Aprender com o CANTO CORAL




Ouve-se dizer por aí que o bom cantor é aquele que conhece bem sua voz, até aonde pode ir e sabe controlá-la por meio da respiração. Ponto final? Não!!! Para conhecer bem sua voz é preciso muito estudo, além de experiência de vida. 

Neste final de semana, feriado santo, fui até a cidade de Caratinga - MG participar de um seminário, onde mal sabia que me traria tantos benefícios. Além das experiências musicais do fim de semana, de quebra ainda fiz muitas amizades novas e reencontrei pessoas que há muito tempo não via. Como diz um amigo  "essa menina é pra frente" sou mesmo, rsss gosto de conhecer gente e quem me conhece sabe disso.  Aprendi não só com a professora Meire Norma, professora de canto da FAMES - ES, mas também com as pessoas que ali estiveram. Por rápidas conversas, conheci histórias de vida também: lições de esforço, simplicidade, competência e profissionalismo. E dessas amizades extraímos o melhor, o amor de Deus. E quando nos encontrarmos novamente muitos dirão: ei vc é aquela que vi no ‪#‎musicar2015‬ .. Gente de várias cidades e até de outro país, (Buenas noches rssss) com certeza não vou esquecer. Esse seminário realmente marcou muitas vidas em vários sentidos! E que venha o ‪#‎musicar2016‬ ‪#‎euvou




Quero compartilhar um pouco do que aprendi exclusivamente com a professora Meire Norma: 

O que é a voz?
É ar. Se eu respiro tenho ar. A voz é produzida quando estou inspirando. 

Timbres
Há diversos tipos de timbres: 
Nasal, dente (pessoas que falam com os dentes travados), língua (pessoas que tem a lingua presa)

Tipo de respiração 
Diafragmática (correta)
Peitoral / clavicular (errada)
Abdominal (errada)

O certo mesmo é a pessoa localizar sua pélvis e usá-la como apoio respiratório da voz. Comece com exercícios:
1) Contrair o músculo pélvico e soltar por diversas vezes como se estivesse tossindo. O lugar (músculo) onde sentir contraído é chamado pélvis.
2) Pronunciar Fuuuuuu.. Shiiiiiiiii.... Siiiiiiii..... Sempre contraindo na pronúncia de cada som. 

No canto existem 7 vogais: a, e, ê, i, o, ô, u
Os que usam a língua são: a, e, ê, i
Os que usam os lábios são: o, ô, u

3) Cante em determinado tom i, ê, a lentamente para sentir o movimento da língua. Nesse momento pode-se até cantar em acordes se tiver vozes femininas e masculinas.


Para executar melhor, sugere-se um relaxamento muscular.
4) Virando pescoço de um lado para o outro fazendo som de mosquito e não esquecendo de controlar a respiração com apoio na pélvis.
5) Pronúncia de zzzebra.... Zzzzzz..... Zzzebra...
6) Movimento de lábios bruuuu....
7) Com a boca fechada, gire a língua em 360º encostando em toda a bochecha .
8) Cante Iêaôuuuuuuu.... pensando no som saindo por cima da cabeça.
9) Exemplos de palavras para cantar: 
Caro Deus Meu bem (Caro mio ben)
Importante: A melodia deve ser sempre clara e leve e nunca pesada, escura.

Exercícios em conjunto
Aleluiaaaaaaa (Soprano , contralto, tenor, barítono, baixo)




E para completar o conhecimento do final de semana, também tive o prazer de conhecer o cantor e pastor Asaph Borba. Marcado por suas músicas de canto congregacional, relembrei belas músicas gravadas nos anos 70 e 80 que deram início ao estilo "música de adoração" no Brasil. Ele pregou sobre como adorar a Deus com simplicidade e de forma agradável. Do seu violão saía tanta unção que me tocou profundamente com seus acordes pronunciando apenas "aaaa...", "aleluiaaaaa..." Resumindo, foi tremendo! Glória a Deus!

Estou até hoje impressionada com tanta unção e poder de Deus!











Nenhum comentário:

Postar um comentário